
A Polícia Civil de Mato Grosso e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizaram, na manhã desta quinta-feira (23), uma grande operação de fiscalização em uma distribuidora de bebidas localizada em Várzea Grande. O local é apontado como fornecedor de destilados a supermercados onde foram encontradas bebidas com suspeita de adulteração no interior do Estado.
Durante a ação, foram retidas mais de 7 mil garrafas de whisky para análise. A operação contou com equipes da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), do Mapa, da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal de Várzea Grande, além da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
As investigações começaram após operações realizadas entre quarta e quinta-feira pelas Delegacias de Água Boa, Nova Xavantina e Barra do Garças, que apreenderam diversas garrafas suspeitas em supermercados.
De acordo com a Polícia Civil, as ações tiveram início depois que a Vigilância Sanitária denunciou casos de intoxicação de moradores da região do Araguaia, entre os dias 11 e 14 de outubro, após o consumo de bebidas alcoólicas. Uma das vítimas está internada em Goiânia (GO) com suspeita de contaminação por metanol.
Os responsáveis pelos estabelecimentos fiscalizados informaram que o fornecedor das bebidas é uma grande distribuidora sediada em Várzea Grande. Diante disso, equipes da Decon e do Mapa, com apoio da Politec e das Vigilâncias Sanitárias, foram até o local, onde realizaram a apreensão das garrafas.
“Ainda não há confirmação de que se trata de falsificação. O material foi retido por ser da mesma marca consumida em Água Boa e apresentar divergência entre o número de lote da caixa e o das garrafas”, explicou o delegado Rogério Ferreira, titular da Decon. “A retenção é uma medida preventiva, até que a investigação seja concluída”, completou.
Caso confirmado
Na quarta-feira (22), Mato Grosso registrou o primeiro caso confirmado de intoxicação por metanol em bebida alcoólica no Estado. A vítima é um jovem de 24 anos, morador de Várzea Grande, que apresentou sintomas como visão turva, confusão mental, dor abdominal e vômitos após ingerir uma bebida de procedência duvidosa.
O rapaz não corre risco de morte, mas sofreu lesão ocular irreversível, uma das complicações mais graves causadas pela substância. O caso também é investigado pela Decon.
Policia Vítima de bullying, menor esfaqueia dois colegas em escola de MT
Várzea Grande – MT PM resgata três crianças vítimas de maus-tratos em Várzea Grande e mãe é presa por ameaça de morte
concurso da Polícia Aprovados no concurso da Polícia Penal de Mato Grosso em 2016 denunciam morosidade e cobram nomeações
Operação SEMA Fiscalização de fauna em estabelecimento comercial – Rosário Oeste/MT
Polícial Homem é preso após atirar contra cadela em MT
Polícia Federal PF registra confronto com garimpeiros ligados ao CV Em menos de uma semana, foram três confrontos na região
Polícia Jovem alega ameaças do CV após ser pego com arma do pai policial no interior de MT
Polícia Trabalhador some após corrida de aplicativo e família recebe pedidos de Pix Vítima está no município para fazer um serviço
Polícia Federal R$ 1 bilhão em prejuízo: PF destrói 277 dragas em garimpos ilegais no AM Operação durou 15 dias e termina nesta quarta-feira (24) ao longo do Rio Madeira