
O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que confirmou a constitucionalidade da Lei nº 12.709/2024, de Mato Grosso, que proíbe a concessão de incentivos fiscais a empresas que aderirem à chamada “Moratória da Soja”. A decisão formou maioria absoluta na Corte, garantindo segurança jurídica aos produtores rurais e reforçando a autonomia do Estado para proteger sua economia.
Para Chico Guarnieri, o julgamento representa uma vitória histórica dos produtores mato-grossenses e o reconhecimento de que a Moratória da Soja é um instrumento ilegal e discriminatório, que fere os princípios da livre concorrência e da isonomia entre os agricultores.
“Essa é uma grande conquista para o nosso agronegócio e para o Brasil. O Supremo confirmou que não se pode aceitar um acordo privado que exclui pequenos e médios produtores e desrespeita o Código Florestal. É o fim de uma injustiça que por anos prejudicou o campo brasileiro”, destacou o parlamentar sobre a decisão dessa segunda-feira (03.11).
Durante o julgamento, o ministro Dias Toffoli apontou os efeitos negativos da Moratória da Soja, afirmando que o acordo afetou de forma nociva pequenos e médios produtores, limitando o trabalho agrícola e prejudicando economias locais.
Em fevereiro e em setembro, o deputado estadual Chico Guarnieri participou de reuniões em Brasília para debater o tema. O primeiro encontro foi no STF e o segundo, no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Dias depois, o Conselho determinou a suspensão da Moratória a partir de janeiro de 2026, após identificar indícios de infração à ordem econômica.
Chico Guarnieri ressaltou que as decisões do STF e do CADE reforçam a soberania nacional e a liberdade de produção no campo, valores que, segundo ele, devem ser preservados acima de interesses externos.
“Essa decisão mostra que o Brasil é soberano e que quem produz dentro da lei merece respeito. É uma vitória de todos os produtores que trabalham com responsabilidade e ajudam a mover a economia do nosso país”, afirmou o deputado estadual Chico Guarnieri.
Mato Grosso Carne de Mato Grosso é destaque para paladares na feira de importação da China
Política MT Abilio diz que Mauro iniciou briga com Eduardo Bolsonaro e critica “fala infeliz” do governador Prefeito de Cuiabá culpa Mauro Mendes por provocar Eduardo Bolsonaro e pede fim das “tretas” na direita
Política MT Emanuelzinho propõe uso do FGTS de agressores para indenizar vítimas de violência doméstica Proposta permite penhora do Fundo de Garantia para pagamento de indenizações após condenação judicial
Coluna Anamaria Bian CONEXÃO ENTRE PRIMEIRAS-DAMAS
ELEIÇÕES 2026 Moacir Couto deixa o PP e se filia ao Republicanos a convite de Otaviano Pivetta
NESTA SEGUNDA-FEIRA Prefeito reassume com novas propostas para a mobilidade e investimentos
Câmara de Cuiabá Câmara de Cuiabá propõe audiência pública na ALMT sobre revisão dos critérios do ICMS
Chico Guarnieri Chico Guarnieri destaca importância do MT Produtivo para fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso
CUIDANDO DA SAÚDE Deputado Dr. João realiza ação especial de conscientização sobre o câncer de próstata na Assembleia Legislativa