
Cumprindo ordens do Palácio Paiaguás, o deputado estadual Doutor Eugênio (PSB) pediu vista na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (ALMT) do projeto de Lei que concede aumento salarial com ganho real de 6,8% aos servidores do Poder Judiciário mato-grossense.
O pedido ocorreu após o presidente da CCJ e relator da matéria, deputado Eduardo Botelho (União), ter apresentado um parecer favorável ao projeto, que já passou em primeira votação no Plenário.
Em seu voto, Botelho lembrou que o Judiciário tem autonomia para determinar o aumento salarial de seus pares, e que o projeto não fere o teto de gastos do Estado de Mato Grosso. A deputada estadual Janaina Riva (MDB) acompanhou o relator.
Porém, Eugênio, por escrito, encaminhou um pedido de vista sob alegação de que o projeto teria que ser analisado pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), antes da Assembleia votar.
Diante de protestos dos servidores do judiciário, o presidente Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso (Sinjusmat), Rosenwal Rodrigues, criticou o governador Mauro Mendes (União), afirmando que o mesmo estaria extrapolando o seu poder ao interferir em projetos dos demais Poderes.
O presidente da Corte Estadual, José Zuquim Nogueira, e os desembargadores Orlando Perri, Nilza Maria Possas de Carvalho e Carlos Alberto da Rocha, acompanharam a sessão demonstrando apoio ao projeto. Agora o parlamentar terá 48 horas para devolver o seu voto vista, e o projeto voltará a ser analisado na próxima semana para poder entrar em segunda votação no Plenário.
Drº Eugênio seguiu a cartilha do Palácio Paiaguás que iniciou uma cruzada contra o projeto, visando as eleições de 2026. Na avaliação do governador Mauro Mendes (União), caso o projeto seja aprovado, haverá uma pressão dos servidores do Estado e outros Poderes para conseguir um aumento salarial real.
Com isso, ele acredita que os deputados não conseguirão ser contra e nem o governo, já que tem a intenção de disputar o Senado Federal e eleger o seu vice, Otaviano Pivetta (Republicanos) seu sucessor.
Política MT Abilio diz que Mauro iniciou briga com Eduardo Bolsonaro e critica “fala infeliz” do governador Prefeito de Cuiabá culpa Mauro Mendes por provocar Eduardo Bolsonaro e pede fim das “tretas” na direita
Política MT Emanuelzinho propõe uso do FGTS de agressores para indenizar vítimas de violência doméstica Proposta permite penhora do Fundo de Garantia para pagamento de indenizações após condenação judicial
Coluna Anamaria Bian CONEXÃO ENTRE PRIMEIRAS-DAMAS
ELEIÇÕES 2026 Moacir Couto deixa o PP e se filia ao Republicanos a convite de Otaviano Pivetta
NESTA SEGUNDA-FEIRA Prefeito reassume com novas propostas para a mobilidade e investimentos
Câmara de Cuiabá Câmara de Cuiabá propõe audiência pública na ALMT sobre revisão dos critérios do ICMS
Chico Guarnieri Chico Guarnieri destaca importância do MT Produtivo para fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso
CUIDANDO DA SAÚDE Deputado Dr. João realiza ação especial de conscientização sobre o câncer de próstata na Assembleia Legislativa
BUSCA DE SOLUÇÕES Moretto realiza Audiência Pública sobre falhas e propor melhorias no serviço da Energisa em Cáceres