Quarta, 12 de Novembro de 2025
Geral Geral

Bites, a grande final Onde as Big Trails se encontram

Bites, a grande final Onde as Big Trails se encontram

22/10/2025 às 11h28
Por: Redação
Compartilhe:
Bites, a grande final Onde as Big Trails se encontram

Bites, a grande final
Onde as Big Trails se encontram

Quando elas passam pela cidade, as pessoas viram a cabeça para olhar. Nas estradas, impõem respeito. E quando o asfalto acaba e a terra começa, mostram sua verdadeira essência. Assim são as Big Trails, máquinas robustas, motores generosos e conforto que prometem levar o aventureiro aos mais distantes points do planeta.
Um conceito que surgiu no início da década de 1980 com o lançamento da BMW R80 G/S, considerada a pioneira do segmento.
De lá pra cá, o investimento das montadoras neste segmento só cresceu, até mesmo a rainha das motos custom, a Harley-Davidson, lançou em 2021 a Pan América. 
Hoje o mercado das Big, oferece uma variedade incrível de modelos, o conceito inicial de adaptar motos de trail para uso em estradas, com maior conforto e autonomia, foi de fato levado a sério pelos fabricantes que investem pesado em tecnologia, tornando as motos ideais para qualquer tipo de terreno, viagem ou situação. 


Brazilian Internacional Trail Enduro Series

Faltava então uma competição nacional onde a capacidade dessas máquinas fosse levada no limite. Assim surge o BITES, Brazilian Internacional Trail Enduro Series, que testa pilotos e máquinas num ambiente Off Road controlado e com toda estrutura de apoio,  tudo para extrair o que homem e máquina tem de melhor. 
O foco não é velocidade, mas sim o tempo, no caso, o menor tempo.  Desde 2020 quando foi lançado, já estamos na quinta edição, mais de 500 motos passaram pelas pistas do Bites que este ano teve uma das etapas realizadas em Cuiabá, no mês de junho, apoiada pelo Grupo Porto Motos. 
Agora chegou a vez da cidade de Siqueira Campos, no Paraná, receber a competição (18 e 19/10). 
É a grande final, a coroação de pilotos e equipes, com certeza vai ser mais um grande Show para o público, um final de semana épico. 
 O  BITES é muito mais do que uma corrida, é um divisor de águas na cultura das big trails no Brasil, acolhendo diferentes marcas, promovendo práticas ecológicas e garantindo integração e segurança. 


Mato Grosso na pista

A cada edição, o BITES revela novos talentos e histórias inspiradoras, resultado da paixão e dedicação de motociclistas vindos de diferentes partes do país. E é justamente esse espírito de integração, competição saudável e valorização das diversas regiões que se faz presente na disputa da etapa final deste ano. Entre os protagonistas que desafiam limites e buscam a conquista está um mato-grossense de destaque: Kauan Calgaroto (#12), que corre com sua Suzuki V-Stron 800 DE, moto equipada com motor bicilíndrico de 776 cm³, reconhecida pelo equilíbrio entre performance off-road e conforto em longos trajetos, o que potencializa as chances de sucesso em provas como o BITES. 
No universo do off-road, o perfil do piloto faz toda a diferença na leitura dos desafios e na busca constante pela superação, qualidades que Kauan Calgaroto demonstra de forma plena nos circuitos do BITES. Versátil e preparado para lidar com os obstáculos imprevisíveis presentes nas trilhas e terrenos variados, Kauan alia técnica apurada, domínio emocional e resistência física, características essenciais para encarar os altos níveis de exigência do esporte fora de estrada.


Família unida

Kauan cresceu em meio às motos e competições, sempre apoiado por seus pais que desde muito cedo já deram a ele acesso às máquinas que se tornaram suas companheiras inseparáveis. A estreia nas pistas foi em 2021, quando ao lado do irmão Enzo Calgaroto, estreou no campeonato motociclístico Yamalube R3 Cup, na categoria R3 Talent Cup, para pilotos com idade de 12 a 22 anos. 
De lá pra cá ele não parou mais, hoje aos 16 anos, o cuiabano Kauan Calgaroto é um dos principais pilotos do estado. Ao lado do pai, Maik Alencar, empresário do ramo de motocicletas e um entusiasta das competições, não demorou muito para que Kauan se reconhecesse como piloto e fizesse das pistas a sua casa. 
Não importa se é asfalto ou terra, se tem duas rodas, lá está ele, sempre muito educado,  e extremamente competitivo. Kauan é daqueles meninos que por onde passa deixa um rastro de amizade e sempre parte deixando saudade. 
Nas pistas do Bites ele tem feito um belíssimo trabalho, na etapa de Cuiabá, terminou em segundo lugar em sua categoria.  Agora na final a expectativa é de chegar no ponto mais alto do pódio. O papai Maik está lá, incentivando o filho, apoiando e acreditando como sempre, um suporte familiar que moldou a resiliência, ambições e valores do piloto, tornando seu caminho esportivo mais humano e inspirador.. 
Uma família marcada pela paixão pela motocicleta, pela adrenalina das pistas, que entenderam que só com dedicação e muito treino é possível chegar na frente. Mais do que troféus, Kauan leva consigo ensinamentos de cada etapa — fé, disciplina, união e respeito. Na pista, ele corre por si, pela família e pelo futuro. Fora dela, inspira uma geração em busca de oportunidades e sonhos acelerados. Guiados pelo amor e cumplicidade eles seguem competindo e Kauan com certeza vai chegar lá, no lugar mais alto do pódio nas pistas e fora delas.

CREDITOS LUIZ FERNANDO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias